No ano de 2021 a a Dell Technologies promoveu o maior lançamento de produtos de toda a sua história e revelou uma série de novos servidores PowerEdge.

No ideal obstinado de chegar ao topo, sua meta é fornecer aos clientes o melhor desempenho, porém com preço acessível para servidores de datacenter equiparando o atual suporte de recursos de computação em nuvem.

“Estamos embarcando em um caminho para chegar à infraestrutura de computação autônoma”, disse Ravi Pendekanti, vice-presidente sênior de gerenciamento e marketing de produtos de soluções da Dell Technologies em uma teleconferência.

“Estamos construindo sobre o que eu chamaria de plataformas específicas de carga de trabalho para garantir que tenhamos uma plataforma otimizada para determinadas cargas de trabalho”, disse Pendekanti.

A grande relação hoje de todos os fabricantes de servidores para atender o segmento de datacenter é atingir o equilíbrio do custo do hardware com o preço correto. É um desafio constante, manter preços com a capacidade de computação em nuvem que está sempre evoluindo. Tais produtos devem atingir não somente o projeto em torno do hardware, mas também o software entregue no produto final.

Desde 2021 os produtos PowerEdge possui gerenciamento através do Dell EMC OpenManage Enterprise, uma espécie de console de gerenciamento de sistemas que facilita a operação de recursos e o andamento do ciclo de vida dos servidores DELL. Além disso, os servidores Dell EMC estão adotando o IA para integrar o desempenho de rendimento conforme a carga de trabalho adotada para até seis aceleradores por servidor.

O hardware dos servidores PowerEdge possuem um chassi projetado para calibrar ventiladores e dutos de resfriamento conforme o consumo de energia. Segundo o fabricante, este projeto poderá permitir até 60% da eficiência no consumo de energia, pois o resfriamento direciona automaticamente o fluxo de ar para a parte mais quente do servidor.

.

A atual linha PowerEdge

Dell criou uma sub-classificação baseada no número de sockets, então estão sub-agrupados em One-Socket Servers, Two-Socket Servers e Four-Socket Servers.

Dell PowerEdge One Socket

  • PowerEdge R6615
  • PowerEdge R7615

Dell PowerEdge Two Socket

  • PowerEdge R660
  • PowerEdge R760
  • PowerEdge R760xd2
  • PowerEdge R760xs
  • PowerEdge R660xs
  • PowerEdge R6625
  • PowerEdge R7625
  • PowerEdge R760xa

Dell PowerEdge Four Socket

    • PowerEdge R860
    • PowerEdge R960

NOs servidores possuem recursos para banco de dados, armazenamento de grandes arquivos, virtualização, serviços para nuvem, VM, VDI e SDS Node, bem como suporta escalabilidade de análise de dados em BigData.

Questões de Segurança

Não é hoje nenhuma novidade que todos os fabricantes de servidores estejam investindo muito para suportar uma condição melhor a cada ano em segurança cibernética. Os dados mostram que isso será um grande desafio para os próximos anos no setor, já que são milhares de ataques por minutos em qualquer grande datacenter.

A Dell dedica um documento técnico chamado de Technical White Paper para informar seus clientes sobre a questão de segurança em seus produtos, até o último documento publicado (2020) os cybercrimes causam danos globais na ordem de US$ 6 trilhões de dólares. Somado a isso temos dados históricos que promovem certa necessidade de diligência quanto ao assunto de segurança cibernética.