Após a pandemia, as empresas do segmento de Datacenter parecem ter alterado diversos critérios de contratação, assim como a especialidade para atender clientes.

Com o crescimento de usuários que demandam ajuda ou tutoriais de uso de ferramentas na internet, o crescimento por contratação de profissionais para estruturar o atendimento teve um aumento significativo nos últimos 10 anos, porém após a pandemia parece haver uma medida curiosa das empresas.

Adoção de soluções de atendimento por Robôs

A adoção de soluções de software por robôs foi uma proposta relatada por Mark Zukenberg (Meta/Facebook), em 2018, quando falou publicamente sobre o novo algoritmo do WhatsApp que iria localizar termos do usuário a partir de um cruzamento de informações de um BigData (sem citar origem).

  • Atendimento por Chat
  • Atendimento por Telefone
  • Atendimento por Celular
  • Atendimento por Ticket

As soluções atuais utilizam sistemas integrados usando algoritmos que pesquisam em Big Data a melhor ou mais adequada resposta a ser entregue ao usuário.

Alterações curiosas no setor de atendimento

Quando o segmento de datacenter adotou soluções inteligentes para responder usuários, as empresas de call center precisavam também capacitar seu staff para operar os sistemas e também fazer uso de informações do qual seria fruto de cruzamentos em Big Datas. A consequência da mudança no protocolo de atendimentos das empresas do setor, teve impacto direto na gestão administrativa e financeira, e depois no corpo de funcionários, que passou a ver isso como uma revolução muito perigosa para a determinadas carreiras de TI.

Como toda novidade, o staff tomou um susto ao saber que soluções técnicas iriam ser implantadas para otimizar o atendimento ao cliente, porém as soluções previam a desumanização de atendimento, visando a redução de custos e consequentemente uma alteração no corpo técnico prevendo uma substituição de profissionais ou uma nova capacitação para que este possam operar soluções deste porte. Tal atitude foi uma medida que mudou da água para o vinho, deixando assim os clientes finais um pouco confusos quando a como agora devem solicitar ajuda ou atendimento técnico para soluções que são muito especialistas dentro do grupo de Cloud Services.